sexta-feira, 20 de abril de 2018

Pensando a favor do Planeta Terra


Tivemos a maravilhosa oportunidade de desfrutar das nossas vidas em um planeta chamado terra, nele há uma biodiversidade imensa de fauna e flora. É tão rica na sua existência que apenas chamar de natureza não serve para definir o termo, é preciso vê-la, ouvi-la e senti-la para descrever sua perfeita magnitude.
A natureza é tão rica hoje que não podemos imaginar como ela era antes do apogeu do homem moderno, que cada vez mais cerca nossas lindas áreas verdes com pedra, fios e informação. O que antes era simples vida hoje se prende a controles e conexões em ambientes estáticos e secos.
Vivemos em um tempo onde ainda existem lugares em que podemos aproveitar e sentir o poder da natureza, ver com nossos próprios olhos as belezas que ela pode nos proporcionar.
Não as deixamos ruir para dar o devido valor ao bem que ela nos faz, com certeza muito mais importante que fios e conjuntos elétricos, é a água que bebemos e o ar que respiramos.
Um futuro incerto nos rodeia a ponto de não termos noção de como nossas ações vão influenciar nas próximas gerações, o homem homologa acordos, propõe leis, cria e extingue parques, reservas e estatutos apenas mascarando soluções, e durante este tempo nosso planeta sofre com a completa displicência dos governos e organizações que apenas visam lucros pessoais.
É preciso não só criar um pensamento, mas uma sociedade que esteja engajada na luta pela preservação do meio ambiente e desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis que não venham a agredir nosso planeta, maneiras novas de combater males que não funcionaram até hoje devem ser extintas das pautas de reuniões para tratar o assunto.
Para que possa existir um acordo quanto a preservação em primeiro lugar, é necessários que o homem tome por principio que sua existência depende diretamente dos meios ambientais e que a garantia da sua integridade deve ser pautada como ponto crucial para tomada de qualquer decisão relacionada a ordem mundial.
É necessário que sejam tomadas medidas que vão contra vanguarda do capitalismo, que sugere altos níveis de consumo para sua permanência como predominante na esfera mundial, talvez novos modelos econômicos tenham que ser criados, o que já é um assunto para tratar em um outro contexto, mas não parece absurdo cogitar a ideia quando se trata do futuro do planeta onde vivemos.
O consumo deve ser tratado como problema e medidas educativas devem ser tomadas para que isso seja solucionado de maneira progressiva e eficaz. Tratar dos problemas é sempre um tabu quando questionada a forma como isso deve ser feito, a verdade é que problemas surgem de maneira sutil como tudo na vida e tratamentos ou atitudes precoces tendem a surtir efeitos melhores. O que alguns chamam de "tratar o mal pela raiz", na verdade nada mais é do que educar o individuo à atitudes que evitem ou diminuam a incidência de alguma adversidade. 
Do contrario a isso, o futuro que teremos não será tão verde e azul como podemos ver nos dias atuais, o cenário passará por mudanças drásticas de aparência e circunstancias inimagináveis deverão aparecer. Previsto isso nada mais poderemos fazer a não ser aguardar um último momento. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não sabe como ajudar na preservação e sustentabilidade do planeta? O Pineapple Social te ajuda!

Muitas vezes sentimos vontade de ajudar e não sabemos como fazer, principalmente se esta ajuda não está ligada a apoio financeiro o...